A história antiga conta que o homem primitivo, com um comportamento simples como o de um animal, começou a associar sua experiência e sua observação com a finalidade de desfrutar da própria força da natureza para sua sobrevivência, então teve que lutar para viver. De acordo com Auguste Comte, grande filósofo francês, para se entender uma idéia deve-se conhecer a história. A origem do Wrestling vem sendo feita desde que o homem começou a tomar consciência do mundo ao seu redor e começou a tentar entender as relações existentes neste mundo, e a desenvolver conceitos como o da causa e efeito. Gradualmente, começou-se a entender a importância vital das qualidades físicas e, particularmente, a habilidade de se saber derrubar, dominar, e contra-atacar em conflitos com outros seres humanos ou animais.
O desenvolvimento de movimentos artificiais (pegadas, quedas, domínios, fixação de base), dentro das possibilidades genéticas, foi uma das mais importantes descobertas da mente humana, e ao mesmo tempo, um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento intelectual que se seguiu para toda a humanidade.
Através do tempo o instinto de luta foi gradualmente crescendo e criou-se então a necessidade de se organizar treinos e competições de luta. Segundo os historiadores, tal organização começou para se proteger a vida e a saúde dos lutadores. A luta tradicional é o resultado de um processo universal e histórico, é parte integral da vida humana e seu dia a dia, e seu desenvolvimento multilinear e heterogêneo é resultado das condições sociais, nas quais a luta foi moldada.
Segundo famosos historiadores, todas as formas de arte de guerra, surgiram dos conhecimentos de Wrestling, partindo-se do princípio que uma arma nada mais é do que a extensão de seu braço ou mão, e ainda antes das armas serem desenvolvidas, os homens já se enfrentavam com as mãos limpas e somente com a coragem que possuíam.
A luta olímpica é considerada por muitos como a mãe de todas as lutas, porque surgiu com o homem, e esta técnica criada por ele era simples e com o passar dos tempos evolui, junto com a humanidade. Quando o Imperador Teodósio encerrou as Olimpíadas Gregas, a 394 D.C., terminava também ali uma das mais ricas etapas da história e do esporte. A luta esportiva surgiu no segundo milênio antes de Cristo, e fez parte de toda civilização egípcia, como mostra o afresco com 400 figuras na tumba de Benni Hassan - 2160 a 1780 a.C. Foi incluída no programa de disputas das Olimpíadas em sua 18a edição, no ano 708 antes de Cristo, sendo disputada em três categorias - adulto, pancrácio e adolescente. No mundo romano dos sete Reis, eram comuns as disputas de lutas. Um dos mais apaixonados pela modalidade, e que também mais praticava era o Imperador romano Nero, fazendo com que a luta de maior interesse era aquela entre gregos e romanos. O primeiro Imperador romano Augusto promovia, no Campo de Marte de Roma, combates de luta ao estilo das Olimpíadas. Os famosos gladiadores desta Era utilizavam a luta greco-romana em seus confrontos nas arenas.
Como pudemos ver, o Wrestling sempre esteve ligado com o próprio desenvolvimento e evolução da sociedade, sempre foi um símbolo de poder e virilidade para as pessoas, e sempre associado a uma forma de se aumentar a capacidade produtiva, melhorar a saúde e implantar o espírito de luta nos mais jovens.
O Wrestling, por ser um esporte bastante acessível, e por necessitar de pouco material para sua prática, se tornou um esporte natural e se desenvolveu mundo afora. Hoje em dia o Wrestling em seus estilos Olímpicos (Estilo Livre, Greco-Romano e Luta Feminina), vem sendo praticado nos quatro cantos do planeta, sendo reconhecidos e filiados à FILA 142 países.
Várias personalidades históricas famosas praticaram a luta , como: Alexandre “O Grande”, Sócrate, Pilates, Aristóteles, Platão, Lenin, Napoleão dentre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário