BUSCAPÉ

Twitter

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Silat


Silat é um termo genérico usado para generalizar as formas de artes marciais doarquipélago malaio e da península malaia no sudeste asiático. Originalmente desenvolvido onde são hoje a Indonésia, a Malásia Peninsular, o sul da Tailândia e Singapura, também era tradicionalmente praticado em Brunei, Filipinas, Camboja, Mianmar e Vietnã. Como resultado, ela está intimamente relacionado a outras artes marciais do sudeste asiático, incluindo o krabi krabong e a eskrima. Os praticantes são chamados de pesilat. A fusão de silat com estilos chineses é conhecido como kuntao.

Existem centenas de estilos diferentes, mas eles tendem a se concentrar tanto em pancadas, manipulação articular, armas brancas, arremessos, técnicas baseadas em animais, ou alguma combinação destes. O silat é um dos esportes incluídos nos Jogos do Sudeste Asiático e outras competições em toda a região. Salões de treinamento são supervisionados por distintas organizações nacionais em cada um dos principais países onde a arte é praticada. Estes são Ikatan Pesilat Indonésia (IPSI) da Indonésia,Persekutuan Silat Kebangsaan Malásia (PESAKA) da Malásia, Persekutuan Silat Brunei Darussalam (PERSIB) de Brunei e Persekutuan Silat Singapura (PERSISI) de Singapura.
História

Artes marciais

Chinesas
Japonesas
Tailandesas
Coreanas
Vietnamitas
Outras orientais
Ocidentais
Relacionados
Listas

O silat é uma arte marcial de combate e sobrevivência que durante séculos foi evoluindo dentro dacultura social e da tradição das civilizações da Indonésia, Malásia e Brunei.

A palavra silat é de origem indonésia, mais comumente utilizada na ilha de Sumatra. O substantivo silat tem um formidável arsenal de termos utilizados para referir-se a artes marciais no Sudeste daÁsia. Pode-se dizer, na Malásia como seni silat (arte do silat), seni bela-diri (arte da auto-defesa) e algumas vezes ilmu silat (conhecimento de silat).

Durante a época da colonização, tanto na Malásia e na Singapura (ex-colônias britânicas), como naIndonésia (ex-colônia holandesa), praticantes do silat (conhecidos como pesilat) usavam a arte marcial como uma forma de se libertar das autoridades estrangeiras, assim como aconteceu nasFilipinas (ex-colônia espanhola), onde os combatentes revolucionários também utilizavam a arte marcial nos confrontos contra o exército espanhol a fim de derrotá-los e assim conquistar independência da Espanha.
Classificação

Devido ao fato de existir em mais de um país, o silat sofreu modificações e variações em cada um dos países em que era praticado. Portanto, o silat possui peculiaridades que o difere de região para região.

Assim, o silat foi dividido em três principais grupos:
Silat malaio (silat melayu);
Silat indonésio (pencak silat);
Silat filipino (eskrima ou kali).
Silat malaio

2 comentários:

  1. Kali Silat é a letal arte tribal das ilhas filipinas,que era ensinada de guerreiro para guerreiro, de pai para filho, para protegerem suas famílias, e também para a guerra.
    http://kalisilat.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Lista de artes marciais mortais que você nunca ouviu falar:
    15. kami: Israeli Krav Magen (Israel)
    14. KAPAP (Israel)
    13. Sambô (Rússia)
    12. Eskrima (Filipinas)
    11. MCMAP (Estados Unidos da América)
    10. Rough and Tumble (Estados Unidos da América)
    09. Bakom (Peru)
    08. Systema (Rússia)
    07. Lerdrit (Tailândia)
    06. Dambe (Africa)
    05. Bokator (Camboja)
    04. Kalaripayattu (Índia)
    03. Okichitaw (Estados Unidos da América)
    02. Jailhouse Rock (Estados Unidos da América)
    01. Silat (Indonésia, Malásia, Singapura, Filipinas)

    ResponderExcluir